O Fórum de Zoneamento Socioeconômico-Ecológico (ZSEE)

Download options
Download document

Pontos principais

  • O fórum de múltiplos atores (FMA) surgiu a partir de demandas externas (nacionais e internacionais). Como tal, enfrentou oposição de atores subnacionais influentes no setor de produção, que temiam que ele restringiria suas atividades. Isso limitou seu sucesso na promoção de equidade e na mudança do status quo.
  • O FMA desafiou, em certa medida, as assimetrias de poder contextual, pois a participação de uma ampla gama de atores impediu a dominação pelo setor de agronegócio. No entanto, as populações indígenas e tradicionais não estavam adequadamente representadas e possuíam conhecimento e recursos técnicos limitados para participar efetivamente.
  • Ao enquadrar o Zoneamento SocioeconômicoEcológico (ZSEE) como um processo principalmente técnico, os interesses divergentes de múltiplos atores continuaram não sendo apropriadamente abordados.
  • No contexto altamente polarizado de Mato Grosso, outros mecanismos além do FMA foram usados tanto pelo agronegócio (e.g. audiências públicas, Assembleia Legislativa) como por atores socioambientais (e.g. ação social, instituições federais) para influenciar o processo de ZSEE em torno de seus próprios interesses.
Authors: Center for International Forestry Research (CIFOR)
Publication type: Flyer
Year: 20192019

Back to top

Sign up to our monthly newsletter

Connect with us